Probiótico e Prebiótico: Por que são tão importantes para nossa saúde

//Probiótico e Prebiótico: Por que são tão importantes para nossa saúde

Fale Conosco: 0800 704 8303

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Blog
Eventos

Fale Conosco:

0800 704 8303

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Filter by Categories
Blog
Eventos

Probiótico e Prebiótico: Por que são tão importantes para nossa saúde

Probiótico é um suplemento alimentar à base de microrganismos vivos que quando consumido em quantidade adequada para alterar a microflora intestinal, afeta beneficamente a saúde do homem. O nome probiótico vem do grego e significa “a favor da vida”.

São vários os benefícios dos probióticos, veja alguns deles:

– Melhor digestibilidade

– Melhor valor nutritivo

– Melhora da digestão da lactose

– Ação antagônica contra agentes patogênicos entéricos

– Colonização do intestino

– Ação anticarcinogênica

– Ação hipocolesterolêmica

– Modulação imunitária

Das 86 espécies de probióticos, os mais utilizados são:

Lactobacillus acidophilus – Regula a flora intestinal e funções digestivas, previne diarreia associada ao uso de antibiótico, trata enterocolite, estimula resposta do sistema imune entre outros benefícios.

Lactobacillus bulgaricus – Aumenta os movimentos peristálticos, na Síndrome do Colon Irritável, prevenção de alergias, melhora a diarreia associada ao uso de antibiótico, constipação.

Lactobacillus casei – Melhora a resposta imune local e sistêmica, inibe o crescimento de bactérias patógenas no organismo, reduz sinais clínicos de diarreia por rotavirus, diminui triglicérides séricos e colesterol.

Lactobacillus paracasei – Importante função imunomoduladora, coadjuvante na redução de peso corporal.

Lactobacillus plantarum – Reduz desconfortos gastrointestinais associados ao uso de antibiótico, coadjuvante na redução de peso corporal, dermatite atópica, imunomodulador, asma, rinite.

Lactobacillus rhamnosus – Eficiente na otimização dos quadros de infecções e inflamações intestinais, do trato urinário e vaginal, coadjuvante na redução de peso corporal, melhora a diarreia associada ao uso de antibiótico.

Bifidobacterium bifidum – Auxilia no funcionamento saudável das funções hepáticas, melhora os movimentos peristálticos do intestino, inibe a resposta alérgica.

Bifidobacterium infantis – Auxilia nos quadros de depressão e ansiedade, atua no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável, reduz inflamação.

Bifidobacterium longum – Auxilia nos quadros de depressão e stress, melhora a diarreia associada ao uso de antibiótico, melhora a absorção de cálcio, aumenta a imunidade, reduz os sintomas de alergia ao pólen, eficiente na otimização do quadro de inflamação intestinal.

Prebióticos são fibras dietéticas não digeríveis que produzem efeitos benéficos sobre o indivíduo através da estimulação seletiva do crescimento e/ou ativação do metabolismo de um ou de um número limitado de bactérias promotoras da saúde no trato intestinal, melhorando dessa forma o equilíbrio intestinal do homem.

Os mais utilizados são:

Raftiline® (inulina) que é uma fibra alimentar extraída da raiz da chicória, solúvel, aumenta a biomassa fecal e o teor de água das fezes melhorando o trânsito intestinal já que contribui com as funções gastrointestinais e fermenta rapidamente no cólon para produzir bactérias saudáveis.

Raftilose® (FOS) é uma fibra solúvel obtida a partir da hidrólise da inulina, nesse caso, também extraída da raiz da chicória. Não retém líquidos e não aumenta o bolo fecal, porém sofre fermentação por bactérias no intestino, formando ácido lático e AGCC. Resiste à digestão e absorção no estômago e se apresenta quase inalterável na terminação do intestino delgado.

Tanto o Raftiline® quanto o Raftilose® auxiliam no controle da Diabetes, Colesterol e Osteoporose.

 

 

 

2018-01-23T14:10:59+00:00

About the Author:

Deixe seu comentário